segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vasco e Flamengo empatam no 1 jogo da final.

Nem Edmílson, tampouco Alecsandro. A tarde não era dos artilheiros. Não houve superioridade da melhor defesa e muito menos do ataque mais positivo da competição. E, ao dominarem um tempo cada um, Vasco e Flamengo fizeram um confronto equilibrado, neste domingo, no Maracanã, na primeira final do Carioca. Resultado: 1 a 1, que pelo regulamento dá a vantagem do empate ao Rubro-Negro na partida final para conquistar o título carioca.O Vasco começou melhor e dominou o primeiro tempo, com um gol logo no início, de Rodrigo. Mas a expulsão de Everton Costa na etapa final equilibrou as ações, o Rubro-Negro empatou com um golaço de Paulinho e agora fica em vantagem.
- O time entrou desatento, o Jayme conversou com a gente, que não podíamos deixar passar essa oportunidade. No segundo tempo, botamos a cabeça no lugar e empatamos o jogo - afirmou Paulinho após o jogo.
O Cruz-Maltino precisa ganhar para encerrar o jejum desde 2003 sem um título carioca. Terá a semana livre para treinar, enquanto o Flamengo encara, quarta-feira, às 19h45m (de Brasília), no Maracanã, o León pela Libertadores.
- Não faltou nada. Fizemos o que tínhamos que fazer, mesmo com um a menos. É levantar a cabeça para o próximo jogo. Vamos trabalhar durante a semana  - disse Reginaldo.
Nem mesmo o fato de os rivais não se enfrentarem em finais do estadual há dez anos animou o público. Foram 20.844 pagantes (26.242 presentes, com renda de R$ 1.324.300,00). O maior do campeonato, superando a segunda semifinal entre Fluminense e Vasco, com 15.925 pagantes, mas ainda muito abaixo do esperado em uma decisão.
Paulinho Vasco x Flamengo (Foto: Alexandre Vidal)Paulinho comemora o seu gol, o do empate contra o Vasco no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal)
Vasco a mil, Flamengo devagar
Um lance, aos 33 minutos, resumiu o primeiro tempo. Correndo feito loucos, Pedro Ken e Everton Costa não só desarmaram como deixaram Paulinho atônito. Sem reação tamanha a disposição. Foi assim que o Vasco, a mil, comandou a partida contra um Flamengo devagar quase parando.
As duas equipes, porém, foram iguais em um quesito: reclamação à arbitragem. Tudo era motivo de polêmica: lateral, falta, cera técnica... O Vasco, ao menos, conseguiu jogar. Sem desfalques e com a próxima semana livre, levou a estratégia de eliminar a vantagem rival de atuar por dois empates à risca. Sufocou: chegou a ter 68% de posse de bola contra 32% do Fla, que atuava sem quatro titulares e com a necessidade de entrar em campo quarta-feira para outra decisão, mas na Libertadores.
Não demorou, então, para o Vasco sair na frente. Douglas cobrou escanteio na direita, Everton Costa bloqueou a saída de Felipe, com falta, e Rodrigo subiu mais do que Samir para cabecear: 1 a 0 aos 11 minutos. Além do gol, Edmílson obrigou Felipe a fazer boa defesa em chute cruzado. Everton Costa cruzou e Reginaldo não alcançou. E o Rubro-Negro? Nada. Lucas Mugni fracassou em abastecer o ataque. Paulinho foi bem marcado. Martín Silva, então, foi um mero espectador.
- Fizemos o certo: atacamos para reverter a vantagem deles. Temos de manter - disse Rodrigo.
- Estamos recuados! Estamos mal! Tem de mudar – reclamou Alecsandro no intervalo.
Edmilson e Samir Vasco x Flamengo (Foto: André Durão)Edmilson passa pela marcação de Samir no clássico do Maracanã (Foto: André Durão)
Expulsão muda o jogo
E mudou mesmo. Na escalação: Gabriel substituiu Lucas Mugni. E na atitude: o Fla passou a jogar melhor, com movimentação e intensa troca de passes. O Vasco sentiu. Exemplo: antes do primeiro minuto, Everton Costa perdeu na corrida para Léo. Deveria receber o amarelo, o segundo, e ser expulso, mas... o árbitro Rodrigo Nunes de Sá nada assinalou. O fez, de forma incorreta, ao expulsar o atacante, após dividida com Frauches. Eram 10 minutos. Antes, um lance curioso: André Rocha, ao segurar Samir, tirou a camisa do zagueiro do Fla.
Frauches sairia para entrada de Everton. E, com mais velocidade, o Fla mudou o jogo. O mesmo Everton, ao passar por Guiñazu como uma Ferrarri ultrapassaria um Fusca, apareceu livre na frente de Martín Silva, mas, ao invés de chutar, cruzou sem direção. Quem acertou foi Paulinho: um lindo chute de fora da área e empatou a partida. Na comemoração, usou o estilo de Cristiano Ronaldo em gestos e palavras.
- Calma, eu estou aqui – disse olhando à torcida e apontando ao chão aos 15 minutos.
Só com a entrada de Fellipe Bastos que o Vasco conseguiu voltar a acertar a marcação. Em bola parada, quase voltou a comandar o placar em cabeçada de Pedro Ken. Fellipe Bastos, de falta, levou perigo a Felipe. O Flamengo até tentou, mas também administrou a partida. Deixou tudo para o próximo final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário